Publicações

Carta de apoio aos atingidos pela Barragem Baixo Iguaçu

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

Com as bênçãos de Deus às Famílias Atingidas!

 

Florianópolis, 20 de 0utubro de 2016.

 

Nós Missionários do Sagrado Coração (MSC), estivemos reunidos em Assembleia semestral para avaliar e aprofundar nossa caminhada chegamos através desta carta para manifestar nosso apoio a vocês Famílias dos Atingidos da Usina Baixo Iguaçu, nesta luta em busca dos direitos humanos. Mais de mil famílias atingidas pela Empresa Neoenergia e Copel autorizadas do governo e Consórcio Energético Baixo Iguaçu na construção desta usina hidrelétrica.

Famílias atingidas pelo abuso do desenvolvimento que invadiu e fez seus canteiros de obras. Agora que os moradores ocupam para exigir o que lhes é de direito são ameaçados com a força policial. Quando a empresa ao iniciar a obra invadiu as terras o Estado não protegeu os atingidos e agora se colocam a serviço, mas da empresa contra as famílias.

Acreditamos na Justiça e Paz na Integridade da Criação, por isso enviamos nosso apoio, a fim de que não desistam da luta, como diz a canção:

“Sonho que se sonha só é pura ilusão,

Mas, sonho que se sonha juntos e começo de solução”.

Há mais de 50 anos, nós Missionários do Sagrado Coração acompanhamos as famílias nesta região, principalmente Capanema e Planalto. Assim nos unimos também a Realeza, Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu, neste grito de Justiça e Paz: reassentamento coletivo para continuar em comunidade e garantir uma terra justa.

Conclamamos as autoridades responsáveis que cumpram com seu dever de fazer cumprir a justiça atendendo as exigências de direito às Famílias Atingidas, antes de continuar com as obras.

Na certeza de um discernimento verdadeiro nos despedimos,


Missionários do Sagrado Coração - Província de Curitiba