Vocacional

Propedêutico

    O propedêutico é a primeira etapa que um candidato a Vida Religiosa MSC deve passar. Para ingressar numa casa de formação MSC é necessário que o jovem seja previamente acompanhado por um MSC e tenha participado de encontros vocacionais. Todas as etapas formativas para um Missionário do Sagrado Coração partem de seis áreas que englobam na totalidade as dimensões do ser humano, pois para sermos bons MSC precisamos antes ser homens integrados em todas as dimensões, para que saibamos agir segundo o Coração de Cristo. As seis dimensões da formação são: Espiritual, Comunitária, Humano-afetiva, Missionária, Apostólica e Intelectual.              

    A formação nesta etapa do propedêutico se realiza no Seminário São José, localizado na Paróquia MSC de São José, Bairro Vila Nova, na cidade de Francisco Beltrão – Paraná. Neste período formativo é que acontecem as primeiras experiências de contato com uma vida de seminário, iniciando assim a experiência da vida comunitária com horários, comportamentos e atitudes que disciplinam a vida de um MSC. Também inicia a experiência de vida espiritual baseada num contato mais profundo com Deus através das Sagradas Escrituras, dos sacramentos, da leitura espiritual, da recitação do terço, com a Oração das Horas. Outra formação importante na vida de um missionário é o apostolado que se realiza nos trabalhos pastorais onde também empregamos nossas primeiras experiências missionárias. Esta etapa tem a duração de um ano.

Endereço: Rua do Seminário, S/Nº, Caixa Postal: 155. Jardim Seminário, Francisco Beltrão, Paraná. CEP 85601-970. Fone (46) 3057-1830.


Filosofia (Postulantado)


    É no Seminário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que acontece a etapa do Postulantado. A casa de Formação fica situada próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, conhecido também consuetudinariamente por “Igreja Preta”.
    Ao decorrer desta etapa da formação missionária o candidato realiza os estudos acadêmicos de Filosofia na Faculdade Vicentina. Tem a duração de dois a três anos.
    Procura-se aprofundar as seis dimensões da formação. Valorizando especialmente o aprofundamento no chamado a vocação missionária, sendo essencial que o formando consiga dar razões e fundamentos para a sua vocação. Para que o postulante possa se desenvolver oferecemos auxílio de profissionais especializados como psicólogos e orientadores espirituais, além de participação nos encontros formativos da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), formações ministradas pelos MSC, professores convidados, línguas estrangeiras, retiros e demais atividades que possam propiciar uma formação missionária integral.
    Neste ambiente profundamente comunitário se desenvolvem diversas atividades laborais como horta, jardim, padaria, etc. Nos fins de semana os postulantes dedicam-se a trabalhos pastorais nas paróquias assistidas pelos Missionários do Sagrado Coração de Curitiba.
    Durante os anos de postulantado procura-se aguçar o espírito missionário. Desta forma no período das férias de julho é comum realizarmos experiências missionárias em locais de maiores desafios pastorais. 

Esperamos seu Contato! Se preferir escreva para:

Endereço: Rua La Salle, 610 – Pinheirinho, Curitiba, Paraná. CEP 81880-400.

Ou telefone para  (41) 3349-3566.

 



Pré-Noviciado

 É na etapa do pré-noviciado que o candidato aprofunda sua vivência de MSC, através da vida comunitária, experiência missionária e profunda vida espiritual. Esta etapa tem a duração de um ano, e é vivido no Equador, país onde os MSC brasileiros desenvolvem a missão junto aos povos indígenas daquele país.
Endereço: Calle Colonches S 11-236 y Fabián Alarcon. Apartado Postal 17-01-68. Fone 00xx593 2263-3109.

 





Noviciado

A principal finalidade do Noviciado é ser um tempo de iniciação à vida, ao espírito, e à missão da Congregação. Esta iniciação capacita o Noviço a crescer em maturidade, a desenvolver uma real vida de oração, a aprofundar sua vocação de Religioso e assegurar-se de sua aptidão para viver uma vida religiosa consagrada em comunidade como Missionário do Sagrado Coração. O Noviciado pode ser considerado o ponto mais alto da formação inicial, pois é nesta etapa que o jovem terá o maior e mais profundo contato com a espiritualidade e carisma dos MSC. Ao término da etapa, que tem a duração de um ano, o noviço emite seus primeiros votos temporários na congregação, ou seja, a partir do noviciado ele é oficialmente MSC. Durante o noviciado realiza-se os Exercícios Espirituais, que consiste em um retiro de trinta dias, onde o candidato consegue confirmar sua vocação a vida de irmão MSC ou de irmão-padre MSC. Esta etapa é vivenciada numa casa canônica MSC interprovincial e internacional, isto significa que os noviços são enviados de diversos países e províncias para ingressarem no noviciado. A comunidade formativa do noviciado é no Instituto Padre Nicolau que fica na cidade mineira de Itajubá.
Endereço: Av. José Manoel Pereira, 252. Medicina, Itajubá, Minas Gerais. CEP 37500-044. Fone (35) 3622-0749.

Teologia (Juniorato)

    O Juniorato é a última etapa da formação inicial de um MSC. A província dispõem de duas casas de formação do Juniorato, um na capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, onde se realizam os estudos superiores de Bacharelado em Teologia na FACASC e tem a duração de quatro anos. Outro em El Salvador, país do centro-américa onde há um teologado internacional e interprovincial, a comunidade formativa Casa José Maria Gran que realiza os estudos acadêmicos na Faculdade Jesuíta.
    Nesta etapa procura-se aprofundar a vivência pessoal da Vida Religiosa MSC, enfatizando-se a formação para a missão da Congregação no mundo que é proclamar a Boa-Nova do amor de Deus para com todas as pessoas e em toda a parte.Assim, seu objetivo específico é apreciar e desenvolver mais profundamente a dimensão humana, espiritual, comunitária e pastoral desta Congregação. Neste período os que serão candidatos ao 

presbiterado recebem as ordens menores e todos emitem os votos perpétuos, após as duas renovações temporárias previstas pela constituição. Com o término do Juniorato o MSC é nomeado para uma das obras da missão MSC, e passa então a não fazer mais parte da formação inicial, mas agora formação permanente. 
Endereços:

Rua Huberto Rohden, 754. Campeche, Florianópolis, Santa Catarina. CEP 88065-030. Fone (48) 3233-6317.
Calle San Luiz Mariona, desvio a Colonia Monte Carmelo, Pasaje Zarcos, 2. Cuscatancingo, San Salvador, El Salvador. Fone 00xx503 2215-7048.