Publicações

A Jovem Maria, Mãe de Deus. - por Pe. Lucas Fonseca Machowsky, MSC

A Jovem Maria, Mãe de Deus

Sobre quase tudo temos nossos pré-conceitos e definições, algumas conferem com a verdade e outras são equivocadas. Quando pensamos em juventude, pensamos em força, sonhos, buscas, coragem, mudanças, vida... é a “flor da idade”. Neste tempo breve, vemos o potencial e ápice na vida de todo ser humano, que pode ser cheio de esperança ou desesperança. Na sociedade enferma que vivemos, torna-se urgente apontar uma juventude sadia, que tragam luz à escuridão de uma sociedade desumanizada.

“O rosto de Deus é jovem também, e o sonho mais lindo é ele que tem... se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar”

O jovem é revolucionário, Maria foi revolucionária. A Mãe de Deus, viveu sua juventude alimentando a esperança na chegada do messias que iria libertar a Israel, trazer a paz e a salvação ao mundo. Ela antes de gestar Jesus em seu ventre, o gestou em seu coração e em sua mente. Ela sonhou, buscou, foi corajosa, foi jovem! Em sua juventude teve a coragem de dizer sim a proposta “louca de Deus”, Ela disse sim porque sonhava.

O Jovem não tem medo, é imbuído de coragem, amor, desejos... “Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus”.

Precisamos mais do que nunca, de jovens que sonhem como Maria e com Maria, que sejam audaciosos ao responder ao chamado que Deus faz a cada um. “Recebe nossa fé e juventude”. Jovens que não vivem egoisticamente para sí, para satisfazer seus sonhos mesquinhos, mas que sonhem com a Igreja na construção do Reino de Deus. Jovens que se consagrem e tenham a coragem de ser “santos de calça jeans”. Jovens autênticos, que vivem o que a vida tem de mais belo e bonito, que não se deixam influenciar pelo mau presente nas mídias e redes sociais, mas que utilizam desses meios para serem o que são, não o que dizem que devam ser. Jovens que vão contra a corrente e acreditem que “outro” mundo é possível. Jovens corajosos que sabem dizer não a tudo o que destrói e corrói a dignidade da pessoa. Jovens íntegro que fazem da vida oblação de amor aos irmãos.

“... ao menos que o coração, que o coração, se sinta com a juventude que nunca morrerá”.

Ser jovem é muito mais do que uma idade, mas é uma atitude, podemos ser jovens aos 50 anos ou velhos com 22 anos. Jamais percamos nossa juventude, tenhamos Maria como nossa inspiração, sejamos Jovens de Maria.

Maria Mãe da juventude, rogai por nós!