Publicações

A vida e os Sonhos! - por Pe. Getúlio Saggin, MSC

A VIDA e os SONHOS!

O Pequeno Príncipe - HBLOG

Estimados Leitores!

O mês de agosto vai chegando ao seu final e automaticamente esperamos o mês seguinte. Assim acontece em nossa vida de cada dia misturando a realidade e os sonhos, ou melhor, a vida e os sonhos. Uma parte da vida é a realidade material que enfrentamos na vida, que se completa com a segunda parte que é espiritual. E nesse meio percebo essa mistura de vida e sonhos.

O ser humano necessita dos sonhos para viver sua existência mais perto do sentido de sua vida. E quando uma sociedade procura matar os sonhos ou diminuí-los, levando-os quase à sua insignificância acontece a perda da identidade e vamos cumprindo mais ou menos o que os outros querem ou o que necessitamos para sobreviver. Nos distanciando da verdade humana: física, emocional, mental e espiritual!

A mulher que vai ser mãe e na sua gravidez sonha com essa nova criatura que vem vindo. Planeja a melhor maneira possível para que isso aconteça. E essa criança nasce, vai crescendo e tomando consciência da sua existência. E ao desenvolver-se vai sonhando com novas etapas da vida. Tornar-se jovem, adulto e realizar-se profissional ou vocacionalmente. Bom seria se os sonhos continuassem ao chegar à vida idosa.

É verdade que existe um preconceito de que ao tornar-se idoso não precisa mais sonhar. Não é o que estamos vendo, pois muitos idosos e idosas continuam programando suas vidas e buscando novos desafios. E isso está alongando os próprios anos de vida. É claro que precisa de condições materiais para continuar sonhando e buscando viver a vida, mas sem sonhar não se encontra estes recursos. 

Um dos problemas graves destes nossos tempos de hoje é que nos obrigam a sonhar aquilo que é determinado, ou os meios que são oferecidos nos desviam dos verdadeiros sonhos e nos dão uma aparência do que buscamos. Esse assunto vamos continuar no próximo sábado.


 “Cuidando do encanto e da dor da vida”.

Getulio Saggin MSC Pe ar


*Artigo publicado no Jornal de Beltrão no dia 29/08/2020