Família Chevalier

Filhas NSSC

Pe. Júlio Chevalier fundou a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Issoudun no dia 30 de agosto de 1874, para ser uma corte de honra a Nossa Senhora do Sagrado Coração, a fim de anunciar as insondáveis riquezas do amor de Deus reveladas em Cristo e levar todos os homens ao Pai, por Cristo, no amor do Espírito Santo, dedicando-se a aliviar todas as necessidades humanas, principalmente as dos mais carentes.


Madre Maria Luísa Hartzer Em 25 de março de 1882, entrou na Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Maria Luísa Hartzer, que seria o instrumento de Deus para o desenvolvimento da Congregação nascente.


Sua mãe, a Marie Louise Mestmann, nasceu em 1837 em uma pequena cidade chamada Wissemburgo, no nordeste da França, bem perto da fronteira com a Alemanha. Seu pai era holandês e médico e seu avô materno era alemão. A família para a época era considerada muito rica e católica.


Seu pai faleceu quando tinha 17 anos, então, buscou e encontrou em Maria o “conforto dos aflitos”, a consolação de que necessitava.


Quando completou 21 anos, em 1858, Maria Luísa casou-se com Victor Hartzer que era um diretor de prisões. Eles tiveram 2 filhos. Depois de 11 anos de casados, Victor ficou doente e ela cuidou dele com muita dedicação por vários anos até que ele faleceu. Então, mudou-se para Stranbourg e continuou se dedicando à educação de seus filhos enquanto cuidava de sua mãe enferma.


Maria Luíza passou momentos de muito sofrimento, mas sempre buscava força na oração porque tinha muita fé em Deus!


Em 1870 a Alemanha e a França entraram em guerra trazendo-lhe muitas dificuldades pois, o lugar onde morava foi terrivelmente atingido pela guerra. Foi durante este tempo que seus 2 filhos decidiram ser padres Missionários do Sagrado Coração. Como Maria Luíza era assinante da revista "Anais", foi por meio dela que eles conheceram os Missionários do Sagrado Coração.


Em 1874, também por meio da revista, Maria Luíza veio a saber sobre a nova Congregação fundada pelo Padre Júlio Chevalier – Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Issoundun. Ela visitou Issoundun pela 1ª vez em 1876 e retornou 5 anos depois, decidida a centrar-se nessa congregação, mas voltou muito decepcionada, pois a Congregação que antes florescia exuberante, agora estava à beira do colapso.


Então começou a questionar se era isso mesmo o que devia decidir. Por sua vez, Padre Júlio Chevalier a encorajou a rezar a Deus, na intenção de que Ele a iluminasse em sua decisão. Ela permaneceu em Issoundun e, após 6 meses, fez o pedido para ingressar na Congregação.


Dia 25 de março, 13 anos após a morte de seu esposo, ela realizou seu sonho de ser um membro dessa família religiosa. Há pouco menos de 9 anos após seu ingresso, precisamente a 8 de dezembro de 1882, apesar de ela haver recusado, o Padre Júlio Chevalier a apresentou ao grupo como Superiora e Mestra de Noviças.


No dia 9 de setembro de 1884, Maria Luíza fez seus primeiros votos juntamente com outras quatro irmãs. Pelo ano de 1888 ela já havia assumido plena responsabilidade pela formação das noviças e tomava decisões importantes para a vida da nova Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.


Hoje, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, estão presentes nos cinco continentes e nas mais diversas pastorais. Ao Brasil, chegaram em 1920, sendo o berço brasileiro a cidade de Alfenas - MG, onde começamos a servir na Santa Casa de Misericórdia e no Colégio Sagrado Coração de Jesus.


Atualmente, a Província Brasileira encontra-se em vários Estados do Brasil, trabalhando para o bem dos irmãos, num amor sem limites! Estão presentes no Distrito Federal (Brasília), Maranhão (Mirinzal e Apicum-Açu), Minas Gerais (Divinópolis, Alfenas e Itajubá), Paraná (Curitiba, Capanema e Barracão), Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.


Também estão  presentes em outros países: Venezuela (Maracaíbo), África (Burkina-Faso e Angola) e Japão (Nagoya).


Onde expressam seu carisma? Formação da Juventude, Pastoral da Educação, Creches, Catequese, Hospitais, Obras de Assistência Social, Promoção Humana, Vila Vicentinas com dos idosos, Pastoral Vocacional, CEBs, Paróquias, Evangelização, Pastoral do Menor entre outros locais!

Institucionais

  • Fundador

    Em 15 de março de 1824 nasceu Júlio Chevalier. Era de família pobre ma...

  • Carisma e Espiritualidade

        Impulsionado pelo Espírito de Jesus de Nazaré, o padre Júlio Chevalier, trazendo prese...

  • Devoções

    Sagrado Coração de Jesus

  • História

        Tudo começou no Coração de Deus, em Jesus de Nazaré, o Cristo. Ele continuou aman...

  • MSC


    ...

  • Província de Curitiba

        Até 1979, todos os integrantes da Região Belga eram MSC belgas. Com a Profissão Religiosa...

  • Nossos Missionários

    Padre Adilson Gomes Teixeira  |Nascimento 20/10/87  |  Votos: 02/02/13  |  Ordenação Presbiteral : 26/02/2017&nbs...

  • Leigos da Família Chevalier
  • Jovens MSC

    ...

  • Missionárias SC

    ...

  • Ação Social

        A Ação Social da Sociedade Júlio Chevalier é uma associação civil de direito privad...