Família Chevalier

História

    Tudo começou no Coração de Deus, em Jesus de Nazaré, o Cristo. Ele continuou amando a humanidade numa experiência humana profunda junto aos pequenos e pobres do seu povo. Nós cremos em Jesus que viveu em Nazaré, abraçou crianças e idosos, abriu os olhos dos cegos, os ouvidos dos surdos, soltou a língua dos mudos, fez andar os paralíticos, reintegrou na sociedade os leprosos, valorizou as mulheres, encantou seus discípulos e discípulas e trouxe uma grande esperança ao mundo. E as comunidades que foram formando-se após sua ressurreição espalharam-se pelo mundo anunciando a Boa Nova de um Deus doador da vida.
 
    Muito tempo depois, em 08 de dezembro de 1854, em Issoudun na França, o Padre Jean Júlio Chevalier iniciou uma obra de evangelização com a finalidade de criar uma Congregação que levassem ao mundo inteiro o infinito amor do Coração de Deus. Começou a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Ele experimentou que o Sagrado Coração é o remédio para os males do mundo. Os primeiros MSC iniciaram a obra na Oceania e Ásia, nas ilhas mais distantes e desconhecidas do mundo daquela época. Criou também a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração e a Irmandade dos Leigos do Sagrado Coração, Também chamadas hoje de Fraternidades de NSSC ou Leigos e Jovens MSC.

    Em 1911 os MSC holandeses vieram ao Brasil em Minas Gerais e depois em São Paulo. E em 1948 vieram os MSC italianos para o Maranhão e Ceará. Neste mesmo ano de 1948 vieram também os MSC da Bélgica para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Numa região ainda despovoada, mas que começava a receber os imigrantes. Um movimento natural em busca de melhor vida. Muito parecido com os milhares e milhões de refugiados que buscam desesperadamente um lugar em baixo do sol para viver dignamente.

    Assim, os MSC belgas foram ajudando a tornar conhecido este Amor de Deus, que vinha do seu Coração como remédio para os males enfrentados nesta mobilidade humana em busca de uma melhor vida. Por isso mesmo criaram em Francisco Beltrão um Seminário para formar MSC brasileiros. Criaram também uma organização chamada ASSESSOAR para formar as pessoas humanas e conscientes de sua missão como cristãos. Uma obra grandiosa que permanece na história desta região. Daí a obra se estendeu para o Paraguai, São Paulo, Bahia, Piauí, Maranhão e Mato Grosso. Centenas de milhares de gente tomavam contato com este anúncio do Coração de Jesus. Também criaram o “Audiovisual Mandacarú” com a finalidade de ajudar o crescimento e a claridade da fé e da consciência de cristãos para formação e na luta pela vida digna.

    Em 1996 iniciamos a obra missionária no Equador junto aos indígenas Kichuas da Cordilheira dos Andes. São 20 anos de presença e os primeiros MSC equatorianos começam a ser ordenados sacerdotes. E a missão continua. Até os seminaristas/formandos que se preparam a esta missão já viajam ao Equador como Pré Noviços e como Teologantes em San Salvador. Somos uma Congregação para o mundo e assim vamos formando nossa identidade com o objetivo de tornar conhecido o Amor de Deus, no Sagrado Coração de Jesus.

Institucionais

  • Fundador

    Em 15 de março de 1824 nasceu Júlio Chevalier. Era de família pobre ma...

  • Carisma e Espiritualidade

        Impulsionado pelo Espírito de Jesus de Nazaré, o padre Júlio Chevalier, trazendo prese...

  • Devoções

    Sagrado Coração de Jesus

  • MSC


    ...

  • Província de Curitiba

        Até 1979, todos os integrantes da Região Belga eram MSC belgas. Com a Profissão Religiosa...

  • Nossos Missionários

    Padre Adilson Gomes Teixeira  |Nascimento 20/10/87  |  Votos: 02/02/13  |  Ordenação Presbiteral : 26/02/2017&nbs...

  • Leigos da Família Chevalier
  • Jovens MSC

    ...

  • Filhas NSSC
  • Missionárias SC

    ...

  • Ação Social

        A Ação Social da Sociedade Júlio Chevalier é uma associação civil de direito privad...