Cartas

Carta aos benfeitores - Abril 2016

Data: 01/04/2016

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus. E Terna Mente!

 Nossa Senhora do Sagrado Coração. Rogai por nós!

São José, exemplo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração. Rogai por nós!

 Amados e amadas benfeitores (as)!

Assim me dirijo porque na verdade vocês são colaboradores (as) dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Esta Congregação a que pertenço tem como objetivo principal tornar conhecido em todas as partes o amor de Deus, através do Sagrado Coração de Jesus. Por isso nós existimos como Congregação. O Padre Júlio Chevalier que iniciou esta obra dizia que o Coração de Jesus é remédio para todos os males. E se olharmos com atenção a vida agitada de nosso tempo observamos que de fato o que mais machuca o ser humano é a negação de si mesmo e por outro lado a tentação de querer ser mais do que se é. Em outras palavras, não cresce como ser humano e quer ser poderoso=Deus. Em resumo: não fica Deus e nem humano. Isto é o grande mal de nosso tempo.

Por isso o nosso Carisma é levar o amor do Coração de Jesus como remédio para estes males. E os benfeitores (as) são aqueles (as) que fazem o bem. Um deles é rezar e colaborar materialmente, para que formemos novos Missionários do Sagrado Coração, a fim de que continuem levando adiante esta missão. Entre os benfeitores (as) temos aqueles (as), que há muitos anos participam desta aventura. Alguns iniciaram há pouco tempo e alguns estão recebendo esta carta pela primeira vez. De qualquer maneira os de antes e os de agora estão na mesma missão.


Hoje o dia amanheceu cinzento aqui em Curitiba e prometia chuva. E lembrei-me da leitura da missa de ontem, que era segunda feira da semana santa, Isaías, 42, 1-7. Isaías vivia num tempo onde tudo parecia obscuro, nublado e cinzento. Nessa situação ele vive uma experiência de Deus muito significativa. Ele sentiu-se escolhido e amado por Deus. Sentiu-se pleno do espírito de Deus e entendeu o chamado para ser LUZ das nações, luz dos povos, luz da comunidade, luz na família, luz entre os amigos, enfim luz em qualquer lugar que houvesse escuridão ou onde a realidade fosse semelhante a cinzas. Então eu resumi assim: “Quando o dia amanhece cinzento sinto-me chamado a iluminar”, vencendo assim a tendência pessimista que a depressão cinzenta nos ameaça. Assim, amado (a) colaborador (a), ser benfeitor (a) é ajudar a sair dos dias nublados em busca do sol, que é Deus.

Todos nós sabemos como a realidade de hoje é desafiante. Muitas respostas que buscamos não encontramos. Muitos acontecimentos que ameaçam a vida e a paz. Vejamos alguns exemplos: Diante da precariedade da saúde... O descaso da educação, não somente na escola e colégios, mas em todos os lugares... A ganância dos politiqueiros que desfiguram o bem comum... Os donos do poder mundial sacrificando países pobres... Os meios de comunicação que incitam a população a ser malvada... A infinidade de templos religiosos que são até inimigos entre si... Todos estes e muitos outros problemas cinzentos dificultam a vivência verdadeira da vida. Mas, é exatamente nestas situações que Deus nos convida a sermos luz. Iluminar um pouco mais ajudando a reencontrar os caminhos de Deus.

Amados (as) benfeitores (as) ao despedir-me nesta cartinha, quero agradece-lo novamente e dizer-lhe que seguimos em oração uns pelos outros, buscando a serenidade, a sabedoria e a coragem. E que neste tempo de Páscoa o Cristo Vivo seja a nossa fortaleza.

 “No cuidado e encanto da vida”

Getulio msc pe ar

Autor: Getulio Msc Pe Ar