Cartas

Carta aos benfeitores - Agosto 2022

Data: 01/08/2022

“Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus”


E terna mente!


A VOCAÇÃO É VIVER UM CHAMADO QUE DEUS FEZ!


Com esse assunto queremos nos aproximar de vocês, amados e amadas de Deus, e que fazem parte

desta família como benfeitores e benfeitoras. Essa é uma escolha que vocês fizeram para ajudar a rezar e

colaborar na formação de novos Missionários do Sagrado Coração.

Deus nos chamou à Vida quando soprou em nossas narinas seu sopro divino, conforme lemos em

Gênesis 2, 7 “Deus soprou no nariz humano uma respiração divina, e assim ele se tornou um ser

vivente”. Esse Deus criador da vida soprou no ser humano a sua própria vida e nós nos tornamos seres

humanos viventes com o sopro de Deus. Essa atitude divina marca profundamente a existência humana:

somos seres humanos divinizados, marcados com a presença de Deus. Isso, então, torna-se nosso primeiro

chamado: Viver a vida dom de Deus! Essa missão de viver a vida é missão de todos nós, aliás, de toda a

criação.

Com o passar do tempo AGOSTO foi confirmado como mês vocacional. Exatamente para reforçar

essa vivência que aos poucos foi se entendendo como especial para cada um. Daí que a escolha que cada um

faz vai se configurando conforme sua especialidade. Homens e mulheres escolhem a vocação de ser PAI e

MÃE, continuando a criação com novos seres humanos; outros conforme o evangelho buscam dedicar toda

a sua vida como RELIGIOSO(A), desenvolvendo sua opção no seguimento radical do evangelho,

testemunhando a vida fraterna e comunitária, a partir de um carisma particular, como Padre Júlio Chevalier

que fundou a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, para levar o amor de Deus em todas as

partes do mundo.

Alguns se preparam para exercer o ministério ordenado na Igreja, os SACERDOTES e vão

dedicando-se aos cuidados de alimentar através dos sacramentos a relação da humanidade com Deus; mas a

maioria do povo assume na sua vida humana viver a fé em Jesus Cristo, os LEIGOS e LEIGAS, que

procuram viver e testemunhar sua vida inspirados em Deus e em todos os lugares onde vivem, seja na

família ou no trabalho, configurando suas vidas no seguimento de Jesus Cristo.

Essa maneira de entender as escolhas vocacionais acontece em nossa Igreja Católica. Em outras

Igrejas existe outras maneiras de compreender estes serviços. Mas todos, independente de qualquer Igreja,

recebemos igualmente o primeiro chamado À VIDA. Acredito que nos aproximando desta mesma

vocação poderemos crescer na unidade e ajudar a melhorar o mundo dividido por interesses e violências.

Exatamente porque o assunto principal é a VIDA das pessoas, dos rios, enfim da terra toda como

Casa Comum onde todos moramos e somos responsáveis na sua conservação.

Quando as escolhas são bem fundamentadas e preparadas tornam-se presenças importantes do

Criador da Vida, que é Deus, no mundo em que vivemos. Todas essas vocações são iguais em importância.

Nenhuma é mais que a outra. Por isso neste mês somos convidados a continuar desenvolvendo nossa

vocação, cuidando com carinho e fé a escolha que fizemos. O descuido poderá trazer consequências ruins

para a Igreja e para sociedade. Todo dia comemos e bebemos, assim também precisamos alimentar

diariamente nossas escolhas vocacionais.

Um abraço fraterno a todos vocês com as bençãos do Sagrado Coração de Jesus e a proteção da Mãe

do Coração.


“No cuidado e encanto da vida”.


Getulio msc pe ar

Autor: Pe. Getúlio Saggin, MSC