Cartas

Carta aos benfeitores - Março de 2022

Data: 01/03/2022

Amados benfeitores e amadas benfeitoras!

Chegando em sua casa nesta quaresma de 2022 e agradecendo de coração sua participação em nossa vida de Missionários do Sagrado Coração de Jesus. A oração de vocês e a generosidade em favor da formação de novos missionários e sacerdotes é uma benção de Deus, principalmente nestes tempos tão difíceis para todos. Daí que o sacrifício de vocês tem mais valor ainda. Nos sentimos uma grande família ajudando a Igreja de Cristo a cumprir sua missão neste mundo.

Acredito que a pandemia tem trazido muitas dores de cabeça e também muitas mortes, mas graças a Deus a capacidade humana encontrou recursos para suavizar esta ameaça tão forte junto à boa vontade daquela maioria que acreditou na vacina. Hoje, mais protegidos e imunizados, podemos voltar a ter coragem e diminuir o medo. Porém, agora enfrentamos a pandemia da guerra, aliás esta que sempre existiu e alcançou uma dimensão tão grande e afetou muitos países, de tal maneira que é mais anunciada.

Estamos na quaresma, cujo tempo é de purificação. Quem sabe que as nações se sensibilizam um pouco mais para compreender a necessidade de purificar a inteligência e o coração. Até a inteligência artificial, que dizem que pensa sozinha, necessita do toque humano para funcionar. Esta é a esperança: acreditar e salvar a vida! Quarenta dias de caminhada buscando uma profunda revisão de vida e ajustando atitudes e modos de vida para viver com mais sentido, alegria, justiça e paz, celebrando assim a ressurreição de Jesus de Nazaré, o Cristo.

A quaresma é um grande retiro para a comunidade: orar para aproximar-se de Deus; partilhar os bens para aproximar-se dos irmãos e jejuar para aproximar-se de si mesmo. Em outras palavras o jejum é uma revisão de si mesmo ao cuidar do corpo, da mente, do coração e do espírito. Partilhar os bens (esmola) é acreditar na igualdade favorecendo aos mais pobres a dignidade de viver humanamente. Orar é ser menos autossuficiente e aceitar a luz de Deus para caminhar na existência desta vida com esperança.

Para nos ajudar neste caminho temos a Campanha da Fraternidade 2022 cujo tema de aprofundamento é a FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO. E o lema: “FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR”. Este lema vem do livro dos Provérbios 31, 26. E é iluminado também pela ação de Jesus junto à mulher ameaçada de ser apedrejada, conforme o evangelho escrito por São João no capítulo 8.  O tema Fraternidade e Educação é um convite de educar-nos fraternalmente. O mundo todo necessita ser reeducado. A ganância, poder, riqueza e vida fácil tem atrofiado o cérebro humano, dificultando o uso verdadeiro da razão de ser gente. O perigo é passar a inteligência para os bens materiais e tornar-se ignorante, daí seremos os piores animais do planeta.

JESUS ENSINA, como no livro dos provérbios, que precisamos falar com Sabedoria para crescer no amor e educar-nos para o bem. A fim de construirmos a justiça e a paz!

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, aquela que gerou o maior educador da história nos proteja no bom caminho.

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC