Cartas

Carta aos benfeitores - Agosto 2021

Data: 01/08/2021

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente!

 

Amados benfeitores!

A graça de Deus está permitindo este novo encontro neste mês. E é sobre isso que gostaria de refletir nesta carta: O encontro com Deus! Em várias passagens bíblicas aparece este tema. O povo vai procurar Jesus. Mesmo o cego sentado a beira do caminho ao escutar que Jesus está passando começa a gritar: Filho de Davi tem pena de mim! Este grito, a contragosto dos que acompanhavam Jesus, fez parar a caminhada. Jesus o chamou e ele veio ao seu encontro recuperando a visão.

 

O encontro verdadeiro sempre é restaurador. Lembremos que Pedro, no pátio do Palácio de Herodes, acompanhava a condenação de Jesus e até o negou por três vezes, mas quando o olhar dele se encontrou com o olhar de Jesus, ele percebeu o que tinha feito e arrependido saiu daquele ambiente desesperador e chorou amargamente provocando em si mesmo uma conversão profunda. Nem sempre é fácil assumir o verdadeiro encontro, porém é profundamente revelador e permite uma outra maneira de viver a vida.

 

Vejamos o encontro da samaritana, ao meio-dia, naquele poço, quando Jesus pediu-lhe água para beber. Inicialmente ela viu em Jesus apenas um judeu e, portanto, não devia dar-lhe atenção. Mas ao aceitar o diálogo com aquele peregrino ela percebe que naquele judeu tinha algo especial. Acontece aí um encontro profundo que mudou a vida daquela mulher de tal maneira que ela deixou seu balde e foi ao seu povoado dizer aos seus concidadãos que havia encontrado o Messias esperado. Este encontro aconteceu porque ela se desafiou a enxergar mais além dos preconceitos entre judeus e samaritanos.

 

Existem encontros difíceis e muito exigentes. Lembremos o encontro de Jesus com o Pai, no Horto das Oliveiras, antes que Judas aí se dirigisse com os soldados para o prenderem. Um encontro onde Jesus suou sangue e tinha um sentimento angustiante de morte. Até chegou a pedir que afastasse dele aquele cálice. Mas, na profundidade do encontro com o Pai ele aceitou fazer a vontade do pai assumindo a própria paixão e morte. E este encontro com a morte trouxe o caminho da ressurreição e da vida eterna.

 

Ao concluir esta carta, quero agradecer o encontro que existe entre nós Missionários do Sagrado Coração e você benfeitor. Ambos acreditamos na formação de novos Missionários, por isso rezamos e colaboramos. Deus seja louvado e você seja abençoado nessa missão. Agradeço de coração este encontro entre nós e que Nossa Senhora do Sagrado Coração sempre nos proteja.

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

 

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC