Cartas

Carta aos benfeitores - Março de 2021

Data: 01/03/2021

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus... Eternamente!

São José... Filho de Davi, Carpinteiro, Esposo de Maria e Pai Adotivo, rogai por nós!


Amados benfeitores

São José... Filho de Davi. Pertencente ao povo de Deus. José está enraizado na história e na caminhada do Povo de Deus. Ele faz parte do pequeno Resto de Israel. Que na verdade era o povo pobre sempre deixado à margem. Mesmo tendo este nome Filho de Davi sua família nunca pertenceu à classe nobre de Israel, a não ser na classe dos nobres pobres que sempre alimentavam a esperança de um novo tempo. Ele sonhava com a vinda do Messias!

São José... Carpinteiro. A sua profissão lhe dava um lugar na sociedade. Ainda que fosse um dos trabalhos mais simples, mas não deixava de ser um homem qualificado. Ele entendia e sabia da sua profissão, pois assim ele é chamado algumas vezes no próprio evangelho. “Esse homem é o filho do Carpinteiro, José, nós conhecemos e ele vive entre nós”!

São José, Esposo de Maria. Maria também pertencia ao Povo de Deus que vivia na esperança de um tempo novo. E Deus inspirou este casal simples e humilde de Nazaré a se unirem para juntos cuidar do Messias que nasceu. José amava Maria prometida em casamento. Alimentava o sonho de uma família. E mesmo na gravidez antecipada, pelo Espírito Santo, vence seu próprio orgulho e permanece com Maria, obedecendo a vontade de Deus. Assume Maria como sua esposa!

São José, Pai Adotivo. Preparado para ser pai ele já estava. A novidade vem nessa situação um pouco embaraçosa e tendo que descobrir diariamente como acompanhar Maria no cuidado, crescimento e formação do Filho Jesus. E não foi fácil a tarefa, mas pelo visto deu conta do recado sim! Pois a maneira como Jesus trata o Pai, mostra claramente que José ajudou Jesus a ter uma imagem muito boa do Pai.

Que São José nos ajude a enfrentar diariamente as novidades e contrariedades que surgem na nossa vida. Um homem que soube servir a Deus na profundidade da vida buscando no silêncio as respostas necessárias para enfrentar a jornada.

Com um abraço fraterno,

No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus!

Pe. Dirceu Lopes, MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC