Cartas

Carta aos benfeitores - novembro de 2020

Data: 01/11/2020

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus! Amados benfeitores!

 

Dai-lhes Senhor o descanso eterno e a luz perpétua os iluminem!

 

Esta é a oração que mais rezamos neste dia de finados e traduz exatamente nosso desejo humano de fé para com nossos falecidos. Além disso em nossas orações para com eles sempre vai junto o desejo de um dia participar também desta vida eterna, aliás, na Eucaristia sempre rezamos: “... Enfim, lembrai-vos de nós, que aqui estamos reunidos, para que um dia possamos estar também com Maria a mãe de Jesus , São José, seu esposo e todos os santos e mártires...”. É a esperança viva que ultrapassa nossa inteligência humana e que acontece em nossa vida pela fé.

 

Estimados benfeitores, muitos de vocês enviaram a folhinha com os nomes de seus falecidos que estão sendo lembrados nesta novena dos falecidos, que iniciamos dia 02 de novembro, aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pinheirinho em Curitiba. Aproveito para agradecer de coração a ajuda material que enviastes para auxiliar na formação dos jovens que se preparam para serem os novos Missionários do Sagrado Coração e Padres.

 

Falando de morte lembro que quando vem uma tormenta e destrói em pouco tempo o esforço e o trabalho de muitos anos vêm um sofrimento muito grande, porém a esperança em refazer tudo novamente está presente. Quando se trata de um sistema político suicida, onde pouco a pouco se percebe a morte chegando e as tentativas de curar esta doença não são levadas a sério, o assunto fica muito complicado. Os rios e as matas vão sendo mortos; o ar e as temperaturas desequilibradas anunciam as dificuldades que estão chegando e o ser humano quer continuar mergulhando fora de si, pois não acredita no mergulho dentro de si mesmo. E enquanto não entrar dentro de si mesmo dificilmente encontrará a saúde da vida.

 

Desta maneira certamente mais facilmente vamos aumentar as lágrimas do dia 2 de novembro. Lágrimas difíceis, pois nos separam de pessoas que amamos e nunca mais veremos.  Por outro lado, é uma oportunidade de repensarmos todo este caminho ou quem sabe percorrer a estrada de uma preparação consciente da vida que temos e da morte que vem chegando. A morte não é a única coisa certa, como muitos dizem, pois na verdade, a vida dos vivos é a coisa certa. Para morrer, é necessário viver. A vida tem muitos anos, enquanto a morte é um instante. Instante difícil sim e nos faz pensar seriamente na vida que vivemos. Que Deus nos ilumine e nos ajude a continuarmos lembrando de nossos falecidos, que agora são Ressuscitados. Este é nosso caminho também!

 

Lembrar dos falecidos é recuperar a memória e ver que o passado faz parte da vida. Sem ele não teríamos este presente e nunca alcançaríamos o futuro. Aos nossos antepassados a vida infinita com a luz sem fim deste universo.

Oremos: ACOLHEI, ó Deus, a nossa oferenda em favor de todos os que adormeceram em Cristo, para que, por este sacrifício, livres dos laços da morte, obtenham a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC