Cartas

Carta aos benfeitores - agosto 2018

Data: 01/08/2018

“Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus, Eternamente!”


Amados (as) de Deus!

 Ao chegar o mês de Agosto temos a certeza que as pequenas férias de julho já se foram. Creio que vale mais para os estudantes. E autoridades sem compromisso com a nação. Durante o semestre me canso e nas férias des... canso, quer dizer, continuo cansando. O que sabemos sim é que existe uma parcela da população que nunca descansa. Por exemplo: Uma mãe que cuida da sua casa! Outros trabalhadores vendem as férias, pois precisam ao sustento da casa. Enquanto outros têm até três meses de férias por ano (algumas autoridades).

 

Ninguém é de ferro, a não ser o robô, que a técnica introduziu para substituir o ser humano, aliás, as máquinas já dispensaram muitos trabalhadores e trabalhadoras. A tendência do mundo é que cada vez mais as máquinas desenvolvam o trabalho, e a sociedade, que quiser ser justa e humana, terá de descobrir novas formas para o ser humano existir com dignidade. Neste contexto surge o desafio de garantir que o Coração Humano permaneça em sintonia com o Coração Divino.  Esta é a missão dos Missionários do Sagrado Coração, que vocês benfeitores ajudam a formar com suas orações e colaboração material. Ser gente de carne e osso e com o coração voltado para Deus. Não podemos aceitar de ser como máquinas que não amam.

 

Gente de férias passeando é mais comum de se ver e ouvir, mas máquinas passeando de férias isso ficaria estranho, embora não podemos dizer que nunca existirá. O mundo tecnológico rouba o descanso fazendo com que nos mantenhamos conectados permanentemente. Isso trará mais cansaço. Descansa do horário de trabalho e continua se cansando com outras invenções da própria modernidade. Mas, sem dúvida o descanso continua sendo prioridade para o ser humano.

 

Jesus convidou os discípulos para descansar. Foram de barco para o outro lado do mar da Galileia a uma região deserta.  O povo foi a pé pelas margens e chegaram primeiro. Ao chegar ao outro lado Jesus viu aquela multidão, como ovelhas sem pastor e deixou o descanso de lado e continuo sua partilha de vida com aquele povo. Às vezes as férias não dão certas e o descanso fica para o dia seguinte.

 

Padre Júlio Chevalier sempre dizia que apesar das dificuldades da vida não podemos perder o humor. Nosso rosto necessita de serenidade, pois é importante no relacionamento com as pessoas, principalmente neste mundo intolerante em que vivemos. Peço a Nossa Senhora do Sagrado Coração que nos ajude a guardar no coração o que não dá para entender e que São José nos ensine a resistência, como ensinou a Jesus na sua infância.

 

Amados benfeitores, que Deus lhes recompense tanta generosidade e que as suas bênçãos chequem ao íntimo de suas famílias.

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC