Cartas

Carta aos benfeitores - Fevereiro 2018

Data: 01/01/2018

Amados (as) benfeitores (as),

Que a graça de Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão no Espírito Santo estejam na sua família, com seus vizinhos e com cada um de vocês, pessoalmente.

 

Ao iniciar esta carta de fevereiro quero lembrar que o objetivo desta associação dos benfeitores (as) é ajudar a formar novos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC). E a ajuda tem duas faces importantes. A primeira é a oração. Rezar pelas vocações pedindo a Deus que envie operários para o seu Reino. Lembrando que o Reino é de Deus. É Ele quem determina, acolhe, abençoa e envia. E nós somos apenas seus instrumentos. Por isso a oração é como conversar diretamente com Deus confiando na sua graça e na sua vontade divina. A segunda face importante é a sua ajuda material. A sua colaboração financeira ajuda a sustentar nossos seminários nesta missão de formar novos MSC. Mesmo quando a vida se torna difícil nossa generosidade é provada. Daí o pouco dado de coração se torna muito na comunhão.

 

Este ano nossa alegria é maior, pois temos mais seminaristas. Mais jovens se disponibilizam a escutar a Deus que os chama para enviá-los em missão. Neste ano são 7 estudantes de teologia: Gabriel (no Equador), Adroaldo (El Salvador), Robson, Eugênio, José Luiz, Jean, Cássio (Florianópolis), e que já fizeram seu compromisso com Deus, com a Igreja e com a Congregação. São 3 jovens no noviciado em Itajubá – MG (Alecxandro, Dominique e Marcos). São 12 jovens no Seminário em Curitiba. Ao todo são 22 jovens que estão neste caminho de preparação para serem definitivamente Missionários do Sagrado Coração. E vocês, estimados benfeitores (as), fazem parte desta graça de Deus, com suas orações e com a ajuda financeira que a generosidade e as condições permitem.

 

Contemplando esta realidade sinto-me profundamente agradecido a vocês e quero ler um pequeno texto bíblico do evangelho de Jesus, segundo Lucas 21, 1-4. Diz assim: “Erguendo os olhos, Jesus viu pessoas ricas que depositavam ofertas no Tesouro do Templo. Viu também uma viúva pobre que depositou duas pequenas moedas. Então disse: “Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais que todos. Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver”.

 

Pensando um pouco nisso quero destacar alguns pontos para a meditação:

1. Jesus ergueu os olhos e viu. Ele viu o rico que depositava no seu orgulho e também viu uma pobre viúva que depositou na sua pobreza. É necessário neste mundo ver o máximo que a gente possa, para poder entender este mundo e saber dar opiniões sem se deixar levar pelos outros ou pela vida fácil. Ver bem e colocar-se ao lado de quem? De quem promete muito dinheiro? Ou colocar-se ao lado dos humildes que sabem repartir de sua pobreza?

 

2. Hoje em dia existe uma tentação muito grande: A felicidade está em ganhar na loteria. Ser rico fácil, para não precisar mais trabalhar! Hoje vemos muitas pessoas ganhando muito dinheiro de muitas formas e quase ninguém mais fala que o salário está pouco e menos ainda daqueles, que nem tem emprego. A tentação é deixar Deus de lado porque ele não promete dinheiro. Deus quer o Ser Humano feliz. Mas, todos e não somente alguns. Viver a vida com gosto e gratidão, sem esquecer-se de Deus. Isso é muito mais que apenas dinheiro.

 

3. Deus está olhando você! Ele vê tudo! Então ele sabe também da sua situação e vê a sua generosidade. Certamente ele está ao lado dos que na sua pobreza mantém o sonho da comunhão e da solidariedade. Agradeço de coração sua opção em ser benfeitor (a) dos MSC. E que Nossa Senhora do Sagrado Coração proteja você e todos os seus.

 

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Pe Dirceu Lopes MSC

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC