Cartas

Carta aos benfeitores - Dezembro 2017

Data: 01/12/2017

Amados e amadas de Deus, benfeitores (as) dos MSC!

 

Amado seja em toda a parte o Sagrado Coração de Jesus. Eternamente!

 

Estamos nos últimos dias do ano de 2017. Que bom poder chegar neste momento e agradecer a Deus tantos dons e benefícios recebidos de sua infinita bondade e construídos entre nós, neste Santuário a que pertencemos. Nós somos a Família Chevalier: Missionários do Sagrado Coração, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, as fraternidades das FDNSC, os Leigos MSC, os seminaristas MSC e os benfeitores (as) dos MSC! Assim a Família Chevalier vai ficando grande. Mas, cresce também o compromisso de vida com uma fé mais atuante e vivenciando este carisma de tornar amado em toda parte o Sagrado Coração de Jesus.

 

Neste contexto familiar, respirando o espírito natalino, quero novamente partilhar sobre o nascimento de Jesus. Sobre este assunto leia o que escreveu o confrade MSC Padre Antonio Bartolomeu da Cruz, que já está no céu, na Belém Celeste, a respeito do jeito como nasceu Jesus de Nazaré, em Belém:

Eleazar morava em Belém e realizou, enfim, seu velho sonho: comprou um pequeno sítio nas proximidades de Belém.  No pasto, misturou vacas, cabras e cordeiros. Montou um cocho de madeira e armou, em torno, um toldo de bambu coberto com folhas de palmeira. 

De madrugada, Efraim, pastor contratado pelo dono da terra, bate forte pelo lado de fora da janela. O patrão, sonolento, parece receber como pesadelo a notícia: “Invadiram suas terras, meu senhor. Tem um casal acampado lá na estrebaria. Escutei um choro miúdo. Parece que a mulher deu à luz um menino”.

 O dono respondeu: “Avise a guarda. Ao despontar do sol cuidaremos de tirá-los de lá”, resmunga Eleazar interessado em retomar o sono.

Dia seguinte, o Diário de Belém dá em manchete: “Família sem-teto e sem-terra invade propriedade rural na periferia da cidade”.  No corpo da notícia: “Moça de Nazaré, engravidada por carpinteiro, teve parto em pleno pasto. A criança é do sexo masculino”.

 

Esta mesma história já foi escrita de muitas maneiras e de diferentes pontos de vista. Até o sistema capitalista que é campeão na exploração e no lucro, tenta escrever esta história com Papai Noel. Querendo transformá-la em história de compra e venda de mercadorias, presentes de natal.

Mas, quem tem um pouco de sensibilidade humana e sente um pouco de Deus nesta vida, sabe que o nascimento de Jesus é o nascimento da própria vida humana em busca de dignidade e semelhança com o Criador.

Desta maneira convido você a reescrever esta história com seus próprios sonhos e esperanças, a partir daquelas sementes de Deus, semeada por ele mesmo, em seu coração e em sua história. Em outras palavras, semeado por ele, em sua família e em sua comunidade, em suas amizades e lutas pela justiça e paz.

Vou lembrando que cada um de nós é Natal, pois nascemos! Momento brilhante de respirar a vida, que se desenvolve entre lágrimas e sorrisos, com temores e esperanças na festa e na solidão da história. Estes são os sentimentos que me envolvem neste momento.

Natal... Lembra-me família! Um aconchego pequeno e grandioso como Deus, no seu significado, pois cheio de amor e esperança. E lembro que vocês todos vieram de uma família. Acredito que temos muitas semelhanças em nossos nascimentos. Assim, meu Natal, teu Natal, nosso Natal faz mistério com o Natal de Jesus de Nazaré, nascido em Belém.

 

Sou profundamente agradecido por você benfeitor (a) que nos acompanhou neste ano de 2017, com suas orações, com suas contribuições, com seus sonhos de um Mundo Novo e um Coração Novo. Meu agradecimento de Coração em nome dos Missionários do Sagrado Coração.

 

Que o Deus da Vida nascido no sítio de Eleazar em Belém, Sem teto e Sem Terra, nos ajude a anunciar numa nova manchete: “O Espírito Santo de Deus fez nascer em Maria de Nazaré, seu Filho Jesus, o Cristo”, e o jovem carpinteiro José, doou sua vida nessa aventura de amor”.

 

Feliz e Fraterno Natal 2017 e Ano Novo 2018 também!

 

Pe. Dirceu Lopes, msc

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC