Cartas

Carta aos benfeitores - Abril de 2017

Data: 01/04/2017


Amado seja por toda a parte o Sagrado
Coração de Jesus! Eternamente!

Amados e amadas de Deus, benfeitores e benfeitoras!

        
     O mês de Abril traz o grande gesto misericordioso do Pai para a humanidade: A entrega do Filho Jesus de Nazaré para o mundo e a entrega do mesmo Jesus ressuscitado, o Cristo, motor da comunidade cristã, razão da nossa fé cristã. Graça e desafio do Criador a todas as suas criaturas, recriando a partir Dele a vida em todos os seus Biomas, como bem lembra a Campanha da Fraternidade neste Ano: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida. Inspirado em Gênesis 2,15: Cultivar e guardar a criação.    
     Assim como o Brasil tem 6 Biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, falando do mapa físico do Brasil, a sua geografia física, assim também poderíamos classificar as diferentes categorias sociais que existem no Brasil ou a geografia social: Os muito ricos, os ricos, a classe média, pobres, os mais pobres e os descartáveis (excluídos).
     Faz parte da vida cristã e a fé em Deus, refletir profundamente sobre estas realidades: Os Biomas físicos do Brasil e os Biomas Sociais do Brasil. Não se trata de buscar dor de cabeça, mas se trata sim, de ajustar nossa consciência à nossa fé e assim não sermos pessoas auto descartáveis por não querermos pensar. Mas, pensar com cabeça cristã, que é o jeito de Jesus Cristo.

     Como compromisso desta Páscoa 2017, sugiro duas ações bem cristãs/fraternas:
1ª. Procure na tua vizinhança ou nos bairros vizinhos as pessoas com necessidades especiais ou aquelas pessoas que estão deixadas de lado.
2ª Converse com elas um pouco e veja nelas a face de Deus vivo ressuscitado.

     Não seja preconceituoso e não tenha medo. O Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia escreve uma Carta Apostólica MISERICÓRDIA ET MISERA = Misericórdia e Miséria, onde nos convoca a uma atitude misericordiosa permanente: dar de beber, dar de comer, dar de vestir, acolher o peregrino, visitar o doente e o preso... Inclusive nos convida a celebrar no 33º domingo do tempo comum o DIA MUNDIAL DOS POBRES junto a Festa de JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, que se identificou com os mais pequenos. Isso será no dia 26 de novembro de 2017. Quem sabe até lá nós já tenhamos entendido algo mais do lugar onde a gente vive e mudado um pouco nossa mentalidade vendo-os como irmãos e irmãs.

     Não tenha medo de visitar estes irmãos e irmãs. Acredite! “Estarei com vocês até o fim dos tempos” disse Jesus aos seus discípulos e discípulas. Assim animados por este convite que o próprio Deus nos faz quero agradecer a você que é benfeitor (a) e nos ajuda a formar novos sacerdotes Missionários do Sagrado Coração. Porque, graças à tua oração e ajuda material, nossos seminários, chamados de Casas de Formação, conseguem seguir adiante nesta nobre missão.
     Escrevo aqui uma pequena mensagem que recebi de um desses jovens que está em missão lá no Equador. É o Marcos de Francisco Beltrão que está se preparando para dar o seu sim definitivo a Deus:
         "Meu irmão, eu estou muito feliz aqui em Quito. Muito mesmo. Aqui é obra de Deus! Eu lhe envio abaixo algumas fotos de nossa missão á cavalo em uma cidade chamada de Chonce. Cidade onde Diego Zambrano, formando equatoriano que mora conosco, lá ele nasceu e viveu e seus pais moram lá. Foram mais de quatro horas de cavalo. Caminhos difíceis. Estou aprendendo muito aqui, estou aprendendo a viver a pobreza. Tomar banho com um "pote" a céu aberto. Comer o que tinham para oferecer para nós. Foi difícil. Enriqueceu-me muito. E me fez muito bem... Comunidades simples, onde o coração é quem fala e não a razão, não a filosofia, não a teologia.
     Eu quero sim ser Missionário! O mundo precisa de missionários! De pessoas que levem Deus onde mais precisa! Pode-se ser dentro de uma paróquia, não há problema. O importante é ser Missionário. E que dê testemunho...
     Nunca vou perder meu jeito, minha personalidade, meu jeito de se vestir, de falar ou de andar. O importante é o que está dentro de nós. No íntimo e é lá que Deus fala. Lá é que ele quer a verdadeira vida de santidade e a nossa conversão!
     Abraços! Saudações em Cristo! Saudade de todos! Corações ao alto!
     Marcos Paulo Rossi de Moraes.

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração nos proteja!
Com a benção de Deus em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!                                                                                                                                                                                                                                           


Getulio msc pe ar


Autor: Getulio Saggin, MSC Pe Ar