Mês vocacional, Ordenação Diaconal

"A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros", isto é, definitivamente, a missão. (EG 10)

O processo singular do chamado de Deus que ama, e do ser humano que confia e responde, se dá por meio da gratuidade infinita de Deus e da entrega filial. Diante do chamado divino, é comum o sentimento de inutilidade e indignidade humana, porém, ao ouvir a voz de Jesus, que se destaca entre as várias vozes, dizer: "Não tenha medo" (Mt 24, 6), "Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28, 20), fortifica, ampara e fortalece o cristão para responder sim.

É neste sentido, que cada homem e mulher sente-se interpelado a marcar sua existência na dinâmica do serviço e entrega. A caminhada formativa dos MSC, busca valorizar, incentivar, promover e direcionar as vocações para a missão do Coração de Jesus pelo mundo. Assim, depois de experienciar como leigo em suas comunidades de origem, sentir-se convidado a dar um passo a mais, o vocacionado MSC deixa-se formar na Escola do Coração, acolhendo cada contribuição que o impulsione a trilhar o caminho do serviço missionário. A dimensão espiritual, comunitária, afetiva, intelectual e pastoral,  é enriquecida com o testemunho dos confrades, a presença e acompanhamento do povo de Deus, dos sinais que surgem ao longo da caminhada que confirmam cada dia mais a vocação cristã. 

Assim, todas as etapas formativas da Vida Religiosa Consagrada: aspirantado, postulantado, pré-noviciado, noviciado, juniorato, são tempos igualmente de graça, que visam conduzir o jovem ao caminho do discipulado. A Consagração Religiosa por meio dos votos de pobreza, obediência e castidade, revelam o desejo de seguir a Cristo, pobre, casto e obediente, conformando em si, não sem conflitos, mas auxiliados pela graça, o sentido da felicidade em Cristo.

Vivenciando esse caminho de conversão contínua, a Ordenação Diaconal ou Presbiteral não é em si o "dia mais importante", o "sonho realizado", mas a marca de uma caminhada que inicia-se e renova-se a cada dia. A recepção dos sacramentos, junto ao povo de Deus, pela autoridade da Igreja, é sempre o inicio renovado da entrega; é como escutar pela primeira vez o "Ide" de Jesus. É o segurar em sua mão sabendo que junto dela, estão àqueles aos quais Ele quer enviar-te como irmão entre os irmãos.

Os Missionários do Sagrado Coração renovam a cada ordenação o seu chamado missionário. Por isso, no ultimo dia 12, junto a comunidade MSC em Florianópolis, na Paroquia Nossa Senhora da Lapa, com presença do povo de Deus, dos confrades, clero diocesano,familiares e amigos, com a imposição das mãos de Dom Agenor Girardi - MSC, bispo de União da Vitória - PR, eu, José Maria Monteiro de Sousa Filho, religioso - MSC, recebi o primeiro grau da Ordem, o diaconato. Começa assim mais uma etapa que se renova na medida que se lança e se entrega. Cada um de nós é responsável pelo fortalecimento vocacional dos MSCs e de todo cristão. Abramos o nosso coração para escutar a voz de Cristo que sempre nos desafia ao dizer: "Vinde e vede"! (Jo 1, 39) Que Nossa Senhora do Sagrado Coração e São José, nos ajudem a sermos fieis no amor de Cristo Jesus.  Obrigado à todos!

                                                                                  Diácono José Maria Monteiro de Sousa Filho.