Missa abertura capítulo geral

Queridos irmãos e irmãs .

Chegou o momento do processo para o qual estávamos nos preparando. Mas o mais maravilhoso é que podemos estar juntos como irmãos e irmãs , membros da Família Chevalier.

Como é bom ver irmãos e irmãs reunidos e melhor ainda ver irmãos e irmãs conversando, ouvindo-se e ouvindo o Espírito para que juntos possamos enfrentar o futuro que surge .

Este Capítulo Geral acontece também no ano jubilar do nosso fundador, P. Jules Chevalier .

A primeira leitura e o Evangelho de hoje convidam-nos a viver no perdão e a não enraizar a nossa vida no ressentimento e na vingança . Pedro agora se aproxima de Jesus com uma abordagem mais prática e concreta que lhes permite, pelo menos, resolver os problemas que surgem entre eles: suspeitas, invejas, confrontos e conflitos. 

A resposta de Jesus exige que estejamos convencidos de que não há limites para o perdão: “ Não te digo, até sete, mas até setenta vezes sete ”. Não faz sentido contar o perdão. Quem começa a contar quantas vezes perdoa seu irmão vai por um caminho absurdo que arruína o Espírito que deve reinar entre aqueles que seguem Jesus.

Diante de uma cultura de vingança sem limites, Jesus propõe perdão sem limites. Precisamos urgentemente de testemunhas de Jesus que proclamem o Seu Evangelho com palavras firmes e divulguem a Sua paz com corações humildes - crentes que vivem perdoando e curando esta obstinação doentia de rivalidades e vingança que penetrou na Sua Igreja.

Com base neste convite evangélico, que é amar a TODOS sem medidas e a partir da nossa Espiritualidade do Coração , durante estes seis anos tentamos,

  • Desenvolver uma liderança compartilhada segundo a Espiritualidade do Coração .
  • Atualizar as estruturas da nossa Sociedade para melhor responder às necessidades da nossa missão num mundo em mudança .
  • Promover e acompanhar a solidariedade congregacional e a partilha equitativa dos meios da nossa Congregação, apoiando assim os primeiros passos do que se tornará a Fundação MSC.
  • Comprometer -nos com a promoção da Cultura de Salvaguarda e da integridade no ministério.
  • Renovar o nosso Espírito MSC, procurando transformar mentalidades e atitudes clericalistas e medíocres no sentido do compromisso com a JPIC e da solidariedade com os excluídos e marginalizados, como refugiados, migrantes e outras áreas de exclusão.
Missa de abertura. Homilia.  Capítulo Geral do MSC

Ao recomendar o nosso Capítulo a um líder indígena maia da Guatemala , ele me escreveu o fruto de sua contemplação e oração, e hoje compartilho com vocês porque, através da reflexão deste líder maia, sinto que o Espírito nos convida a nos tornarmos consciente:

O líder indígena maia me disse:

  • Existem muitos problemas e dificuldades não resolvidos que atrapalham a jornada congregacional.
  • A saúde das nossas comunidades, em termos de relações comunitárias e geracionais, sofre de desequilíbrios .
  • A espiritualidade que nos caracteriza como comunidade precisa revitalizar as suas raízes a partir da sua originalidade.
  • O Capítulo é um momento para nos deixarmos sacudir para que possam entrar novos ares.
  • Como disse o Papa em Portugal, devemos aprofundar as nossas relações com TODOS .
  • Somos chamados a tecer novas estratégias de diálogo fraterno , e a qualidade da vida comunitária depende da qualidade das nossas conversas.
  • Somos chamados a discernir e buscar soluções para curar situações doentias e soluções para os problemas que nos distanciam do reino de Deus.

Irmãos e Irmãs, o tema deste Capítulo é “ Nossos corações não ardiam dentro de nós, enquanto caminhávamos juntos ”. Recorda-nos que este caminho começou em 1854, quando o Padre Chevalier começou a sentir o coração arder pela missão . Ele continuou a queimar por 168 anos. Nos últimos seis anos, este caminho fluiu na sinodalidade e na interligação através das Conferências Gerais de 2019 e 2021, dos acompanhamentos realizados, das atividades e encontros provinciais, bem como dos encontros internacionais realizados.

Vamos fazer deste momento uma oportunidade para ouvir profundamente, ter liberdade e coragem para acreditar no processo, confiar na orientação dos nossos facilitadores e, assim, construir juntos um verdadeiro ecossistema MSC .

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração nos ajude para que possamos criar processos participativos e conversas profundas e empáticas durante estas três semanas de Assembleia Capitular.

Bem-vindos a todos e nós, por isso, declaramos a abertura do nosso 26º Capítulo Geral .