Missionários do Sagrado Coração - MSC

Pró-Província de Curitiba

Terço Missionário

 

As cores do Terço:
O Terço Missionário, tal como é, foi fruto da inspiração do Bispo Fulton Sheen. Quando ele era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a idéia de associar as dezenas do terço tradicional aos continentes, através de cores. O Terço é formado de cinco dezenas e cinco são os continentes. Ele escolheu uma cor para cada continente. Desta forma, ao rezar cada dezena, pede-se por todos os povos que vivem naquela região. A originalidade do Terço Missionário está no encontro de todos os povos, raças e culturas através da oração:
Verde - reza-se pela África;
Azul - reza-se pela Oceania;
Amarelo - reza-se pela Ásia.
Vermelho - reza-se pelas Américas;
Branco - reza-se pela Europa;

Oferecimento:
Divino Espírito Santo, iluminai nossas inteligências e nossos corações para que, ao meditarmos os mistérios da nossa Redenção, possamos imitar os exemplos de Jesus e Maria anunciando a todos o grande amor de Deus para conosco. Caminhando junto com toda a humanidade, oferecemos nossas orações pela paz no mundo, pelas pessoas vítimas das injustiças, pela santificação de todas as famílias, por aqueles que anunciam o Evangelho nos cinco continentes, pelas intenções do Papa, pelas nossas comunidades e por todo povo de Deus para que se torne mais solidário.
Rainha das Missões, fazei com que todas as pessoas de boa vontade dêem-se as mãos; superem os rancores e tornem-se construtoras de uma sociedade justa, solidária, sem fronteiras, para o novo milênio.

Creio:
Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso de onde há de vir julgar vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso:
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria:
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

Ó meu Jesus:
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Salve Rainha:
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Em cada mistério reza-se: um Pai Nosso, dez Ave-Marias, um Glória ao Pai e um Ó meu Jesus.
Invocação: Nossa Senhora do Sagrado Coração. Resposta: Rogai por nós e protegei os missionários.

Mistérios Gozosos - infância de Jesus :
(segunda e sábado)
1º Anunciação do Arcanjo Gabriel e Maria;
2º Visita de Maria a Isabel;
3º Nascimento de Jesus em Belém;
4º Apresentação de Jesus no templo;
5º Encontro de Jesus no templo.

Mistérios Dolorosos - Paixão de Jesus:
(terça e sexta)
1º Agonia de Jesus no horto;
2º Flagelação de Jesus;
3º Coroação de espinhos;
4º Jesus carrega a cruz;
5º A morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos - Ressurreição de Jesus e da Mãe:
(quarta e domingo)
1º Ressurreição do Senhor;
2º Ascensão ao céu de Jesus;
3º Vinda do Espírito Santo;
4º Assunção de Nossa Senhora;
5º Coroação de Nossa Senhora como Rainha.

Mistérios Luminosos - Vida pública de Jesus:
(quinta)
1º Batismo do Senhor;
2º Bodas de Caná;
3º Proclamação do Reino;
4º Transfiguração;
5º Instituição da Eucaristia.

Agradecimento:
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha das Missões, pelos benefícios que todos os dias a família humana recebe de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, colocar-nos sob a vossa maternal e poderosa proteção. E, para mais Vos obrigarmos, Vos saudamos com uma Salve Rainha.