Cartas

Carta aos benfeitores - Junho de 2023

Data: 01/06/2023

A Graça de Jesus Cristo o Amor do Pai Criador e a Santificação do Espírito Santo esteja em tua casa, com

sua família, suas atividades, e nas dores e esperanças da vida!

A comunicação entre os seres humanos é sempre algo importante, pois manifesta opiniões, objetivos,

planos, e traz consigo a claridade dos relacionamentos que acontecem em nossa vida. Por exemplo, neste mês o

Papa Francisco apresenta uma intenção para a rede mundial de oração: “Rezemos para que a comunidade

internacional se empenhe concretamente na abolição da tortura, garantindo apoio às vítimas e

aos seus familiares”.

Na verdade, o que o Papa está apresentando é uma ordem do próprio evangelho de Jesus Cristo: Eu vim

para que todos tenham vida e a tenham em abundância. João 10, 10. Porque é direito de todos uma vida digna.

Lembrando que ninguém tem o direito de sacrificar a vida dos outros, mas cuidá-la sim como um valor

fundamental e sabendo que é sopro de Deus. É do seu desejo amoroso, dado a cada um, com igual intensidade.

Também é verdade que nem todos apreciam do mesmo jeito aquilo que é comunicado. Existe um

interesse pessoal na sociedade de escutar apenas o que mais gosta de ouvir. Aí está o problema: o interesse

individual acima de tudo. Quando acontece essa atitude cresce o individualismo e diminui o comunitário. Desta

maneira o bem comum é reduzido e desenvolve-se uma mentalidade de superioridade e inferioridade, de tal

maneira que os que conseguem sobrepor-se aos demais acabam querendo determinar a vida dos outros. Daí,

brotam inimizades, perseguições, tortura e até a morte.

Diante disso lembremos o Coração de Jesus: Eu vim para que todos tenham vida em abundância! Esse é

o recado de Deus para a humanidade, ou melhor a comunicação do Criador às suas criaturas. E ao cuidar uns dos

outros aprendemos a cuidar de tudo o que existe. Cuidaremos do ar, da terra, plantas, rios, seres vivos, enfim de

tudo o que existe. O que Jesus apresenta, na sua curta vida nesta terra humana, é recuperar o sentido profundo

da existência e o direito de viver intensamente a vida. Por isso no meio das intenções do ser humano é necessário

agir com um coração amoroso e marcado pela justiça, a fim de encontrarmos a paz.

O mês de junho é muito bom para crescer nesta mentalidade fraterna diante de tantas festas e

devoções que existem. Também o mês do Sagrado Coração de Jesus, que aliás, é nossa missão tornar conhecido

em todas as partes do mundo essa presença amorosa de Deus, comunicada pelo coração de seu filho Jesus de

Nazaré. Foi desta fonte de amor e misericórdia, do seu coração aberto, que o Padre Júlio Chevalier, nascido a 200

anos atrás, se inspirou para viver sua vida e sua fé deixando-nos um lema precioso: Amado seja por toda a parte

o Sagrado Coração de Jesus.

É nessa missão que também eu acredito. Por isso digo que a comunicação entre nós necessita

inteligência, sim, mas muito coração. Assim, entre nós benfeitores e benfeitoras do bem, somos iluminados pelo

ardor deste coração e nossa vida torna-se uma atitude evangelizadora. Peço a Nossa Senhora deste Sagrado

Coração, esta mãe de um coração ardente, a proteção nesta vivência fraterna ajudando-nos a promover uma vida

inspirada no Amor de Deus e evitando a tortura e as injustiças do meio do mundo. E São José, no seu silêncio

corajoso e responsável nos ensine como ajudou a Jesus.


“No cuidado e encanto da vida”.

Getulio msc pe ar

Autor: Pe. Getúlio Saggin, MSC