Cartas

Carta aos benfeitores - Abril 2020

Data: 01/04/2020

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus... Eternamente!

 

 

Estimados benfeitores!

 

Nós, missionários do Sagrado Coração, somos muito agradecidos a vocês benfeitores e benfeitoras. Mesmo nesse tempo de crise continuamos acreditando que a evangelização é fundamental para que o mundo aprenda a viver com Deus. Sua colaboração e orações nos ajudam muito nessa missão.

 

Quando iniciamos a quaresma em preparação à Páscoa do Senhor em nossa Igreja Católica surgiu a quarentena mundial. Muito parecidas e exigindo mudanças de vida. Já não podemos continuar do mesmo jeito. É necessário repensar a vida.

 

O planeta terra foi surpreendido por um vírus, quase um pó, aliás, bem menor. Algo que obrigou o mundo conhecido a repensar a própria vida, a ficar em casa, a isolar-se socialmente, a fechar o comércio, fechar fábricas, templos de oração, estádios de futebol, salões de bailes, festas e congressos nacionais e internacionais e até olimpíadas.

É verdade que um mundo capitalista a primeira pergunta é como continuar lucrando e acumulando! Por isso existem ainda contrariedades diante da quarentena que deverá ser prolongada. Alguns achavam que era só em cidades grandes que isso aconteceria. Mas, em cidades pequenas o mesmo drama e pandemia.  Chegou o COVID 19 sem ser convidado e apressou muitas mudanças necessárias que precisavam acontecer: As famílias ficarem um pouco mais juntos sem essa correria estressante, ansiosa, frustrante e vazia de alma e coração; o dinheiro acumulado agora distribuído; a saúde valorizada; a tecnologia não é a salvação do mundo; os que pensavam contrário precisam dialogar para combater este inimigo que por ser tão pequeno e veloz é tão destruidor; o bem comum é mais importante que as diferenças partidárias e assim vamos descobrindo muitos outros benefícios dentro da crise.

Já estamos até sentindo saudades dos abraços e apertos de mão; de brincar juntos e cuidar a todos. Não é mais possível pensar somente em si mesmo. Forçados ou não somos obrigados a refazer nossa vida. É triste que para isso acontecer vão morrer milhões de homens e mulheres de todas as idades. É dentro das crises que encontramos as maiores mudanças. Júlio Chevalier, Missionário do Sagrado Coração, dizia: Os obstáculos são meios para alcançar uma finalidade. Assumir as feridas e defeitos é o primeiro passo para restabelecer a saúde e a dignidade.

Aprender a ver no meio da dor e do sofrimento os valores humanos do respeito e do cuidado com a vida. Que a nossa vida não pode ser dirigida pelo lucro e pelo dinheiro, mas pela profundidade da finalidade que o ser humano descobre com sua consciência e capacidades. Ser parte deste planeta e conectado com ele ampliar o sentido de nossa vida.

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Mãe da esperança nos abençoe!

 

Com um abraço fraterno,

 

No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus!

 Pe. Dirceu Lopes, MSC.

 

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC