Cartas

Carta aos benfeitores - Fevereiro 2020

Data: 01/02/2020

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus... Eternamente!

 

Estimados benfeitores!

A ESPERANÇA Na família.

Nosso ano já está em seu segundo mês e a vida continua. E nós queremos continuar esta caminhada com vocês benfeitores, agradecidos pelas orações que brotam de seus corações e pela generosidade presente em suas consciências em favor das vocações de novos sacerdotes e Missionários do Sagrado Coração. Ser benfeitor é uma forma de colaborar com a evangelização, pois ajuda a formar líderes espirituais com essa missão de levar ao mundo o amor do Coração de Deus.

 

Quando Jesus nasceu na família de Nazaré com Maria e José nascia para viver neste mundo humano em constantes mudanças e desafios. Hoje em nosso tempo as coisas e situações mudam tão rapidamente que quase não conseguimos acompanhar. E no meio dessa sociedade está a família que sofre muito e ao mesmo tempo mostra que vale a pena Ser Família. E Jesus convida a todos e todas para fazermos parte desta grande família de Deus.

 

A verdadeira família traz consigo uma abertura à esperança, ou melhor, é uma realidade esperançosa. O casal alimenta a capacidade de fazer história com sua própria vida, dando a vida a outros seres semelhantes a si mesmos. Além de apresentar esta capacidade mostra também uma relação criadora. Juntos dão a vida, graças a Deus. Creio que existe uma dificuldade no mundo em perceber a grandeza desta capacidade da família. Por isso existe um investimento tão grande contra a vida. O esquisito é que querem a vida, mas agem como se não quisessem.

 

Ao destruir sem medidas a terra, a água, o ar, desequilibrando o calor, querem extinguir também o amor e a capacidade de gerar. Embora exista esta mentalidade indiferente ao núcleo de sermos seres vivos, existem também uma mentalidade de preservação da vida. E existe a mentalidade que rema contra a correnteza da modernidade destruidora e continua acreditando que o ser humano ainda tem jeito e que a família vale a pena.

Falo da família pois é ela que enfrenta tormentas naturais e guerras inventadas para a destruição onde uma quantidade grande de seres humanos desaparecem da existência como consequência da mentalidade contra a vida. E a família continua acreditando apesar de tudo.

Mesmo neste tempo de conflitos de gerações tenho a impressão que a família sofre sim, mas é uma instituição guerreira e verdadeira. Porque dentro deste pequeno grupo que se chama família existem laços espirituais e afetivos construtivos. Existe também o amor!

Quando penso na família penso na esperança. Daí a importância de acreditar também na família social e universal. Porque queira ou não é nelas que vivemos. E é nelas que precisamos saber recuperar os seus valores verdadeiros. Dizia o Papa Francisco aos jovens e a todos os homens e mulheres de boa vontade: Não deixem que roubem a esperança! É a paz que queremos?

Por isso continuemos depositando nossa esperança e apostando na paz em nossas Famílias.

 

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, a Mãe da esperança nos abençoe.

 

Com um abraço fraterno,

 

No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus!

 Pe. Dirceu Lopes, MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC