Cartas

Carta aos benfeitores - julho 2018

Data: 01/07/2018

Amados (as) benfeitores (as)!

Que o Amor de Deus Pai, a Graça de Jesus Cristo e a Comunhão com o Espírito Santo estejam com todos vocês estimados benfeitores neste mês de julho que já iniciamos. No mês passado tinha começado a falar do assunto da alegria que a festas trazem na nossa vida. Hoje quero continuar um pouco este assunto: A alegria... Um sorriso... A Vida!

Nestes dias alguém no telefone disse para mim que estava chateada com a demora em solucionar seu problema dentário e que por isso nem conseguia sorrir, para não mostrar a falha que havia em seus dentes. Perguntei: Então o sorriso vem dos dentes? E lembrei-me das propagandas que procuram ensinar que o sorriso depende dos dentes brancos e alinhados. Conclui que esta pessoa estava bem doutrinada. Aliás, no meu entender estava mal instruída.

O sorriso é uma das maneiras para manifestar minha alegria. Mas, existem também os sorrisos encomendados, principalmente ao posar para uma foto. É incrível como na hora da foto quase todos manifestam alegria. E quando a foto demora um pouco mais, aquele sorriso encomendado sofre e muitas vezes dá tristeza olhar este sorriso. Mas, existe também o sorriso cínico que já é previsto pela pessoa que assim o faz, mais triste ainda! Existe o sorriso silencioso que às vezes nem é percebido e faz um bem muito grande àquela pessoa e ninguém percebe.

Na tristeza e na alegria e a vida se faz. Pensando bem, qual é a tendência do seu rosto: expressar tristeza ou alegria? Lembre que rosto significa identidade. Pois, se olharmos a situação política do Brasil a tendência é expressar preocupação, insegurança e muitas vezes tristeza. Porém se olharmos o mesmo Brasil com responsabilidade cidadã encontraremos uma luz que nós mesmos podemos manter acesa ao sentir-nos responsáveis por este país.

E ainda tem a festa da Copa do Mundo de Futebol. Um evento que traz muita alegria e tristeza ao mesmo tempo, pois os que perdem choram enquanto os que ganham se alegram. Esta é a competição humana difícil de entender. Só um ganha na loteria e todos os outros perdem, quer dizer, um se alegra e todos os outros ficam tristes. Até o próximo jogo, é claro! Por trás da Copa corre um evento nem sempre conhecido: a politicagem do futebol, mas quem só enxerga dentes, não percebe.

Por isso, amados (as) benfeitores (as), nossa condição humana de racional nos obriga a buscar a profundidade de nossas capacidades, indo além da imagem que se vê, para analisar aquilo que não se vê. E poder encontrar a alegria daquele que ganha um pão e de quem dá o pão. A alegria de quem é abraçado e daquele que abraça. A alegria da mãe que vê seu filho caminhando bem. A alegria do casal que supera suas divergências. A alegria do religioso que acredita no Deus da Vida e da Esperança.

Muitas famílias estão procurando reunir-se e o tom principal do encontro é a alegria do reencontro. A surpresa em ver alguém que há muito tempo não via. Poder recordar os tempos vividos e perceber os avanços conseguidos. A alegria do estudante que no final do semestre sente que valeu a pena ter investido na aprendizagem, e que sim, conseguiu superar-se. Enfim, a alegria é a manifestação do ser que expressa satisfação e bem querer. A alegria do evangelho que nós cristãos e cristãs acreditamos e testemunhamos.

Amados (as) benfeitores (as), ao finalizar esta carta quero novamente agradecer a generosidade e a fé com que vocês se fizeram benfeitores (as) e continuam participando desta missão de ajudar a formar novos padres Missionários do Sagrado Coração. Que Deus continue abençoando vocês e vossas famílias em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC