Cartas

Carta aos benfeitores - Junho 2018

Data: 01/06/2018

Amados (as) benfeitores (as)!

Que bom poder chegar novamente à sua casa e ao seu coração neste mês de Junho, conhecido como o mês de muitas festas populares e também do Sagrado Coração de Jesus. Nossa visita é para agradecer sua generosidade como benfeitor e partilhar um pouco da fé e da vida que nos anima nesta missão que Jesus nos deixou. Há poucos dias na festa da Santíssima Trindade Ele disse: Vão pelo mundo e anuncie a todas as nações o meu amor e a minha presença, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

As festas populares como Santo Antônio, São João, São Pedro ajudam a entender que na alma de nossa gente existe uma alegria profunda para ser vivida com Deus, através de seus santos e santas. Na verdade existem duas identificações muito importantes:

1ª. A alegria faz parte da vida e estas festas trazem este espírito, mas para ser vivido perto de Deus. É claro que às vezes esta mistura traz alguns problemas, mas o ser humano precisa da festa e precisa de Deus. A vida cheia de surpresas com suas doenças e problemas faz crescer a tristeza e o desconsolo. Daí que a alegria é a vitamina humana para vencer estas situações difíceis.

2ª. A presença de Deus é uma realidade muito forte no meio do povo. Deus sempre caminhou com o povo. Deus é peregrino com seu povo. Talvez o mundo que se sente moderno deixa Deus de lado, mas na verdade o ser humano fica muito pequeno sem Deus, aliás, nós nos completamos e nos estendemos e entendemos em Deus. O nosso crescimento verdadeiro se estende para Deus.

Nesta última parte da carta quero partilhar sobre o Coração de Jesus, aliás, Sagrado Coração. Isto significa que o Coração lembra que é humano, e Sagrado lembra, que é de Deus. Por isso quando dizemos: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, estamos manifestando nosso desejo de humanamente ser de Deus. Assim completamos o sentido de nossa fé, vivendo no mundo uma vida de Deus, que em outras palavras, significa viver intensamente a vida humana.

Nós, Missionários do Sagrado Coração, somos agradecidos a você, que reza pelas vocações e que ajuda a sustentar nossos Seminários, onde se formam os futuros missionários e padres. E ao expressar esta gratidão reconhecemos a bondade do teu coração humano, que sabe partilhar bens e orações para que mais jovens sigam este caminho de Deus. Ao mesmo tempo pedimos a Nossa Senhora do Sagrado Coração que proteja sempre você, seus familiares e amigos. Proteja seu trabalho e sua fé e ajude a manter uma boa saúde para poder viver bem.

Que o Senhor Deus da vida nos abençoe a todos,

Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

“No Serviço missionário Construindo o Reino de Deus”.

Padre Dirceu Lopes MSC.

Autor: Pe. Dirceu Lopes, MSC